O HOMEM NECESSITA AGIR MAIS EM PROL DE SEU ADIANTAMENTO INTERIOR

 NOSSAS FACULDADES SUPERIORES ESTÃO TEMPORARIAMENTE OBSCURECIDAS POR NOSSA NATUREZA FÍSICA

A prática dos exercícios de desenvolvimento interior destinam-se a desbloquear nossos dons e talentos superiores, de modo que possamos perceber as dimensões mais profundas de nosso ser e utilizá-las na regeneração de nossa alma e na recuperação de nossos primeiros direitos”.

S:: I::

O nome quaternário ou nome de quatro letras de Deus, também conhecido como Tetragrammaton.

Este é um passo importante na compreensão de nosso percurso iniciático dentro do Martinismo, pois não estamos desprovidos de nossos sentidos superiores, mas estes se encontram em estado de subdesenvolvimento e estão recolhidos ao centro de nosso ser devido à falta de uso.

Este atrofiamento de nossas faculdades superiores inatas ocorreu devido ao excesso de uso de nossos sentidos externos e que nos condicionou a considerar esta Região do Sensível como nossa única realidade. É como se vivêssemos em um profundo sono cataléptico e do qual devemos despertar por extenuantes esforços. O Filósofo Desconhecido nos esclarece sobre esse obscurecimento de nossos sentidos superiores através desta declaração:

O homem acreditou-se mortal porque encontrou algo de mortal em si”.

Em “O Homem de Desejo”

E foi através desta constatação que o homem se deixou condicionar por seus sentidos materiais e considerou esta Região do Sensível (plano material) como sua única realidade. Ainda em outro trecho de suas obras, o Filósofo Desconhecido nos aponta um outro fator mental de grande relevância que esclarece esta situação de comodismo em que o homem moderno se encontra:

O homem despreocupado e desatento atravessa este mundo sem abrir os olhos do espírito”.

Em “O Homem de Desejo”

E nesta outra declaração, Saint-Martin nos abre mais ainda os olhos com respeito à responsabilidade individual que temos para com nosso adiantamento interior, que Cristo é o Grande Reparador, mas não poderá agir sozinho sem que o ser humano faça a parte na obra que lhe compete, mas normalmente se deixa cegar pelas atrações externas:

O homem veio a este mundo somente para abraçar o Universo por sua inteligência, e ele permite continuamente que sua inteligência seja engolida pelos mínimos objetos com os quais ele está cercado”.

Em “O Homem de Desejo”

Por conseguinte, em toda obra de Louis-Claude de Saint-Martin veremos que ele incita o ser humano à ação, ao trabalho interior cotidiano a ser realizado no retiro e no silêncio de nosso Santuário Interior.

O vídeo que segue abaixo demonstra o obscurecimento e esquecimento que o nosso corpo físico produz em nossa consciência superior, mas que, longe de denegrir ou desprezar sua existência, temos que puxar de nosso centro, as faculdades superiores inatas que nos são próprias e empregá-las na obra de regeneração de nosso ser.

Charles Lucien de Lièvre

O PENSAMENTO VIVO DO FILÓSOFO DESCONHECIDO – VÍDEO 2




DOS ERROS E DA VERDADE – A PRIMEIRA OBRA DO FILÓSOFO DESCONHECIDO PUBLICADA EM 1775

Primeira obra de Saint-Martin na qual expõe a essência de sua doutrina que ficou conhecido no mundo por Martinismo.

Dos Erros e da Verdade” foi a primeira obra do Filósofo Desconhecido no qual ele esboça a sua doutrina que, mais tarde, ficou conhecida no mundo inteiro como Martinismo. O seu estudo é de fundamental importância para o buscador sincero ou HOMEM DE DESEJO.

Como é sempre importante conciliar prática com teoria, o tradutor desta obra e autor deste artigo incluiu em sua primeira parte um Suplemento Martinista Prático no qual apresenta um exercício de desenvolvimento interior e fornece igualmente dicas e conselhos de como conduzir sua carreira martinista.

E-BOOK: https://www.amazon.com.br/dp/B082FFKXKW

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